Conhecer a jornada do seu cliente e todos os caminhos que ele percorre desde o primeiro contato com o produto, até efetuar a compra é fundamental para criar estratégias de vendas assertivas.
O funil de vendas é a ferramenta ideal para compreender qual o caminho que o cliente faz até chegar a uma venda efetiva e dessa forma, criar estratégias mais assertivas, otimizando os resultados.
Por definição, o funil de vendas é um recurso de gestão utilizado para visualizar e compreender como se dá todo o processo de venda, começando pelo contato inicial do cliente com o produto ou serviço, até a concretização do negócio.
No topo do funil encontram-se todos os consumidores que podem ou não se tornar clientes da empresa. Este usuário ainda não tem certeza da necessidade daquilo que a marca está oferecendo, ou não possui o problema o qual o produto ou serviço se propõe a solucionar.
Na parte central do funil temos os consumidores que estão considerando a possibilidade da aquisição do produto. Também chamada da fase de reconhecimento, o usuário admite que há um problema a ser resolvido.
Já na parte final do funil, encontram-se os clientes que estão considerando qual a melhor opção para o problema a ser resolvido. É neste instante em que ele compara valores, comodidades, vantagens.
Concluindo o processo de vendas, após considerar todas as opções disponíveis, o cliente considera a melhor para suas necessidades e efetua a compra.
A medida que os estágios do funil vão se encaminhando para a conclusão da venda, há a diminuição dos consumidores, o que justifica a representação gráfica.
Quanto mais o funil de vendas avança, a quantidade de leads — potencial cliente de uma empresa — diminui, pois, este tornar-se mais qualificado.
Toda esta estrutura e análise tem como objetivo mapear a jornada de compra do consumidor, ao mesmo tempo que verifica em quais etapas estão as melhores oportunidades para aumento dos leads e quais delas estão deficientes.
Por exemplo, se sua empresa apresenta os produtos e serviços a uma grande quantidade de clientes, mas pouquíssimos deles passam a considerar a sua aquisição, é provável que os público-alvo esteja equivocado.
Ou, em outra situação, se sua marca consegue atrair uma boa quantidade de leads qualificados, ou seja, aquele que tem reais possibilidades de aquisição, mas o número de negócios concretizados é baixo, a problemática talvez se encontre na parte comercial da empresa.
Tão importante quanto compreender a jornada de compra do seu cliente, é conseguir analisar todas informações de forma estratégica, de forma a formular soluções aprimoradas.
Analisando como se dá a jornada de compra do cliente, as empresas passam a desenvolver melhores ações de marketing e comerciais, aperfeiçoando os gatilhos de vendas.
Estas são as condições que fazem os consumidores irem avançando no funil de vendas. Em cada uma das etapas, é preciso desenvolver um gatilho específico, que seja condizente com a condição do consumidor e que desperte o seu interesse.
Para isso, a empresa deve utilizar todo o conhecimento que possui a cerca de seus clientes: hábitos, anseios, ambições. Dessa maneira, criam-se ações personalizadas e eficientes.
Para ter um empreendimento de sucesso, é muito importante encontrar soluções que melhore os recursos da empresa.
Com o funil de vendas, compreendem-se quais são as demandas para a captação de clientes e principalmente as partes mais deficientes, otimizando as ações e gerando mais resultados. É uma ferramenta que deve sempre aplicada.
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